Euphorbiaceae

Mabea longibracteata Esser

Como citar:

Eduardo Amorim; Monira Bicalho. 2023. Mabea longibracteata (Euphorbiaceae). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

DD

EOO:

0,00 Km2

AOO:

4,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Detalhes:

A espécie não é endêmica do Brasil (Cordeiro et al., 2022). No Brasil, apresenta distribuição: no estado do Amazonas — no município Santa Isabel do Rio Negro.

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2023
Avaliador: Eduardo Amorim
Revisor: Monira Bicalho
Categoria: DD
Justificativa:

A espécie é descrita como uma árvore ou arbusto, endêmico do bioma amazônico, ocorrendo no Brasil e Venezuela. No país, é conhecida somente por um único registro, coletado em 1977, no município de Santa Isabel do Rio Negro, no estado do Amazonas. Diante da carência de dados geral, a espécie foi considerada como Dados Insuficientes (DD) neste momento, uma vez que o conjunto de informações disponíveis não possibilitou a condução de avaliação de risco de extinção. Novos estudos buscando encontrar a espécie em outras localidades na região próxima a sua área de ocorrência fazem-se necessários para melhorar o conhecimento sobre sua distribuição e assim possibilitar assim uma robusta avaliação de seu risco de extinção.

Possivelmente extinta? Não

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Descrita em: Novon 3(4): 343, 1993. É reconhecida pelas brácteas maiores das inflorescências estaminadas, que ultrapassam as glândulas bracteais em mais de 2 mm, e pelas sépalas (4-6 mm compr.) e estípulas (2-2.5 cm compr.) longas (Esser, 1993).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido
Detalhes: Não é conhecido valor econômico da espécie.

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não existem dados populacionais.

Ecologia:

Substrato: terrestrial
Forma de vida: tree
Biomas: Amazônia
Vegetação: Floresta Ciliar e/ou de Galeria
Habitats: 1.6 Subtropical/Tropical Moist Lowland Forest, 1.9 Subtropical/Tropical Moist Montane Forest
Detalhes: Árvore com até 12 m de altura (Esser, 1993). Ocorre na Amazônia, em Floresta Ciliar e/ou de Galeria (Cordeiro et al., 2022).
Referências:
  1. Esser, H-J, 1993. New species and new combination in Mabea (Euphorbiaceae) from South America. Novon 3, 341-351-.
  2. Cordeiro, I., Esser, H.-J., Pscheidt, A.C., 2022. Mabea. Flora e Funga do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. URL https://floradobrasil.jbrj.gov.br/FB36125 (acesso em 30 de agosto de 2022)

Ações de conservação (1):

Ação Situação
1.1 Site/area protection needed
A espécie não é conhecida em nenhuma unidade de conservação, mas claramente existe a necessidade de melhorar a proteção do habitat nos locais onde se sabe que ela ocorre. São necessárias pesquisas adicionais para determinar se esta espécie está ou não experimentando um declínio efetivo ou está passando por flutuações naturais da população.

Ações de conservação (1):

Uso Proveniência Recurso
17. Unknown
Não existem dados sobre usos efetivos ou potenciais.